quinta-feira, 9 de agosto de 2012


 A boca
A boca é a primeira estrutura do sistema digestório.
Experimente abrir a sua boca. A abertura que se forma entre o lábio superior e o inferior chama-se fenda bucal. Ela serve de comunicação do tubo digestório com o meio externo, é por ela que entram os alimentos. O ''céu da boca '' é também chamado véu palatino ou palato duro. Mais para o fundo está a ''campainha'' ou úvula palatina.
O arco dental superior e o arco dental inferior são as estruturas em forma de arco em que os dentes estão dispostos e fixos.
O assoalho da boca é ocupado pela língua. Ela apresenta ainda as papilas linguais, estruturas responsáveis pela gustação. Anexos á boca estão três pares, de glândulas salivares, que são órgãos produtores de saliva.
Os dentes

Os dentes cortam, prendem e trituram os alimentos. Num ser humano adulto,existem 32 dentes,16 em cada arco dental,assim distribuídos:
*quatro incisivo-localizados na frente, dois do lado esquerdo e dois do lado direito-, que cortam os alimentos;
*dois caninos-também chamadas’’ presas'‘, um de cada lado -, que perfuram os alimentos;
*quatro pré-molares-dois de cada lado-, que trituram os alimentos;
*seis molares-três de cada lado -, que também trituram os alimentos; destes, o terceiro ou último molar (o dente do siso) pode nunca vir a nascer.
O dente é, basicamente, formado de três partes:
* raiz-parte do dente presa aos ossos da face (maxilas e mandíbula);
*coroa- a parte branca visível do dente;
*colo-a parte localizada entre a raiz e a coroa.
Possuímos duas dentições; a decídua (''de leite''), que começa a cair por volta dos sete anos de idade; e a permanente, que se completa por volta dos vinte anos.

A escola Caetano Polesello desenvolve este ano de 2012 um projeto sobre a importância da valorização do meio ambiente em que se vive. Os alunos da sétima série estão trabalhando o relógio biológico do corpo humano e as plantas medicinais. Serão desenvolvidos vários trabalhos como:
->Sistema digestivo.
->Sistema respiratório.
->Sistema circulatório.
->Sistema excretório.
->Plantas medicinais para cada sistema.
->Horta ecológica.
->Receitas, sucos e cosméticos com plantas medicinais.
                                                            
                      Esses são alguns exemplos de plantas medicinais que o corpo humano precisa.



                                                    O Relógio Biológico do corpo humano.  
                                                                         




                                                      sistema digestório






A  Faringe

A faringe é a porção da anatomia que conecta o nariz e a boca à laringe e ao esôfago. É um canal comum ao aparelho digestivo e ao aparelho respiratório. De modo geral entre os mamíferos a faringe é ponto de encontro entre estes dois aparelhos.
            A sua comunicação com a laringe está protegida por uma lâmina chamada epiglote, que atua como uma válvula: durante a inspiração, o ar passa das fossas nasais para a laringe, fazendo com que a epiglote se mova de forma a obstruir a entrada do esôfago conduzindo o ar para o canal correto (traquéia).
            Na faringe ocorre o fenômeno da deglutição.
            A faringe humana é dividida em nasofaringe, localizada posteriormente à cavidade nasal; orofaringe, posterior à cavidade oral. A parte inferior da faringe, onde esta comunica com o esôfago, chama-se laringofaringe ou hipotaringe.






Plantas medicinais relacionadas com o sistema digestório 
Fígado: Alcachofra 
Pulmão: Pulmonária
Intestino Grosso: Linhaça
Estômago: Manjericão
Baço e Pâncreas: Pariparoba
Coração: Alecrim
Intestino Delgado: Mil em Rama
Bexiga: Cavalinha
Rins: Carqueja
Circulação: Arnica
Sistema digestivo, sistema respiratório e sistema excretor: Sálvia
Vesícula Biliar: Bardana


Esôfago

O esôfago é um canal que conduz o alimento até o estômago. O esôfago é um conduto musculoso de contrações involuntárias, controladas pelo sistema nervoso autônomo, que, dando continuidade ao trabalho da faringe, levam o alimento até o estômago.
É composto por quatro camadas: uma mucosa, uma submucosa, outra muscular e externamente uma adventícia. A camada mucosa é composta por um revestimento epitelial pavimentoso estratificado, uma lâmina própria do tecido conjuntivo




Estômago

            O estômago é um órgão muscular em forma de saco. Comunica-se com o intestino delgado por um orifício chamado piloro (palavra que vem do grego e significa ‘porteiro’). O piloro tem ao seu redor um mecanismo se contrai quando o alimento chega ao estômago. Dessa maneira, o alimento não passa para o intestino delgado, fica retido no estômago até que a função digestora nele se complete. O estômago é revestido internamente por uma membrana chamada mucosa gástrica, que possui glândulas especiais para a fabricação do suco gástrico.




Nenhum comentário:

Postar um comentário