quarta-feira, 10 de outubro de 2012



                        
                      O Sistema Circulatório.. 


sistema circulatório é dividido em sistema cardiovascular e sistema linfático. O sistema cardiovascular é formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos. O coração é a bomba propulsora do sangue e os vasos sanguíneos são as vias de transporte. O sistema linfático é composto de órgãos e vasos que participam da defesa do organismo contra doenças.
O sistema cardiovascular transporta elementos essenciais para o funcionamento dos tecidos, como gás oxigênio e gás carbônico, hormônios, excretas metabólicas, células de defesa, etc.
Tipos de sistema circulatório
Muitos seres vivos não apresentam um sistema circulatório, como é o caso dos protistas, poríferos, celenterados,platelmintos e nematelmintos.
Outros não possuem um sistema circulatório verdadeiro, como é o caso dos celenterados e dos equinodermos. Os celenterados possuem um sistema gastrovascular e os equinodermos possuem um sistema ambulacrário, e neste não há liquido sanguíneo.









                                         Sistema Excretor




O sistema excretor é formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina - o principal líquido de excreção do organismo. É constituído por um par de rins, um par de ureteres, pela bexiga urinária e pela uretra.
Os rins situam-se na parte dorsal do abdome, logo abaixo do diafragma, um de cada lado da coluna vertebral, nessa posição estão protegidos pelas últimas costelas e também por uma camada de gordura. Têm a forma de um grão de feijão enorme e possuem uma cápsula fibrosa, que protege o córtex - mais externo, e a medula - mais interna.
Cada rim é formado de tecido conjuntivo, que sustenta e dá forma ao órgão, e por milhares ou milhões de unidades filtradoras, os néfrons, localizados na região renal.
O néfron é uma longa estrutura tubular microscópica que possui, em uma das extremidades, uma expansão em forma de taça, denominada cápsula de Bowman, que se conecta com o túbulo contorcido proximal, que continua pela alça de Henle e pelo túbulo contorcido distal; este desemboca em um tubo coletor. São responsáveis pela filtração do sangue e remoção das excreções.



quarta-feira, 3 de outubro de 2012


Intestino Grosso

            O intestino grosso mede aproximadamente 1,5 metros.
            Tem as seguintes partes:            
·         Ceco
·         Colo
·         Reto
Em sua porção final, o intestino grosso se comunica com o meio exterior através de uma abertura denominada ânus. Ao redor do ânus existe um mecanismo muscular que controla a passagem de fezes.
Assim, as funções básicas do intestino grosso são:
·         Absorção de água;
·         Formação de fezes;
·         Acúmulo e eliminação de fezes (defecação).



 
                                  Intestino Delgado




Características do Intestino Delgado...
Função
Sua principal função é abserver os nutrientes necessários para o corpo humano.
Características físicas
Mede, aproximadamente, 3 metros de comprimento.
Ele se divide em três partes:
- Duodeno: tem um formato de letra “C”. É nessa parte do intestino que o suco pancreático e o suco biliar agem, transformando a quimo em quilo.
- Jejuno: parte do intestino onde há a absorção dos nutrientes presentes nos alimentos ingeridos.
- Íleo: dá continuidade à absorção dos nutrientes que começou no jejuno. Grande parte da absorção da vitamina B12 ocorre no íleo.

.
Superfície interna
A superfície interna, ou mucosa, do intestino delgado, apresenta, além de inúmeros dobramentos maiores, milhões de pequenas dobras (4 a 5 milhões), chamadas vilosidades; um traçado que aumenta a superfície de absorção intestinal. As membranas das próprias células do epitélio intestinal apresentam, por sua vez, dobrinhas microscópicas denominadas microvilosidades.